Angra se mobiliza para aderir ao consórcio de vacinas

Angra

Vereadores precisam aprovar a participação da prefeitura no consórcio para possível compra de doses do imunizante contra o coronavírus

A Prefeitura de Angra enviou hoje (17) para a Câmara Municipal a mensagem nº 008/21 que ratifica o protocolo de intenções firmado entre diversos municípios brasileiros, com a finalidade de adquirir vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos na área da saúde para combater a pandemia do coronavírus.

Mais de duas mil cidades brasileiras manifestaram o desejo de participar do consórcio que, para ser constituído formalmente, necessita da aprovação das Câmaras Municipais de cada uma das cidades participantes.

O documento do executivo municipal enviado ao legislativo angrense solicita ainda a autorização dos vereadores para a abertura de dotação orçamentária para a possível compra dos itens constantes na mensagem 008/21.

O Consórcio Nacional de vacinas das Cidades Brasileiras (Conectar) tem a finalidade de contribuir para agilizar a imunização da população e também atender a eventuais demandas por medicamentos, equipamentos e insumos que sejam necessários aos serviços públicos.

O consórcio visa fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS), já que todas as doses serão obrigatoriamente ofertadas à população de forma gratuita, caso seja necessário adquirir imunizações complementares ao Plano Nacional de Imunização (PNI). O fato de estar apto a comprar por intermédio do consórcio não impede aquisições diretas de nenhuma espécie, portanto não haverá interferência na autonomia dos municípios.

Os recursos a serem utilizados nas compras dos itens propostos podem vir de diversas fontes, entre elas: recursos municipais; repasses de verbas federais, inclusive decorrentes de emendas parlamentares; e doações feitas por fontes nacionais e internacionais.