Covid-19: Angra readéqua o número de leitos na rede pública

Covid-19:

A decisão foi tomada com base na baixa taxa de ocupação do Centro de Referência e o princípio da economicidade em gestão pública

Levando em consideração a baixa taxa de ocupação hospitalar no Centro de Referência Covid-19, montado na Santa Casa, e o princípio da economicidade na gestão pública, a Prefeitura de Angra, por meio da Secretaria de Saúde, decidiu redimensionar em 50% o número de leitos da unidade. Sendo assim, o Centro de Referência passa agora a contar com 60 leitos, sendo 30 clínicos e outros 30 de CTI. A decisão contratual passa a valer a partir deste domingo, 16 de agosto.

– O município ainda possui 10 respiradores disponíveis para utilizar em caso da necessidade de reabertura de leitos, para readequar a estrutura a qualquer momento – explica o secretário de Saúde.

De acordo com os dados do Boletim Epidemiológico de hoje (16), há 39 pacientes internados no Centro de Referência Covid-19. Destes, 16 estão no CTI. Não há ninguém internado no Hospital de Praia Brava, que oferece 15 leitos – 10 clínicos e 5 de CTI. Sendo assim, a taxa de ocupação dos leitos municipais é de 52%, ficando disponíveis 36 leitos.

– Reforçamos: se houver necessidade, os leitos serão reabertos, como fizemos há um tempo, quando abrimos 20 novos leitos na Santa Casa e 15 em Praia Brava para readequar à demanda. Ninguém ficará desassistido. Nossa ação, neste momento, leva em consideração a baixa taxa de ocupação, buscando o princípio da economicidade na gestão pública – finaliza o secretário de Saúde.