Prefeitura distribui mais de 30 mil cartões alimentação
- 13/08/2020
- Comunicação
Secretaria de Desenvolvimento Social não tem medido esforços para prestar assistência à população do município que vive em vulnerabilidade social
Desde março, em razão da pandemia, as equipes da Assistência Social têm redobrado a atenção e o trabalho em relação ao seu público. Respeitando as orientações das autoridades de saúde e sanitárias, bem como do Ministério da Cidadania, ampliou o seu atendimento remoto com a aquisição de novas linhas telefônicas.
Dentre as diversas funções que desempenha, visando a proteção social, a Secretaria de Desenvolvimento Social realizou até o momento mais de 35 mil atendimentos, dentre eles Cadastramento Único e a concessão de benefícios eventuais, como o auxílio por natalidade, o auxílio por morte, o auxílio passagem, o auxílio alimentação, a abordagem social, a atenção aos casos de violação de direitos, o acolhimento institucional, o atendimento regular às famílias indígenas e a distribuição de kits de higiene pessoal para a população em situação de rua.
Outra ação desenvolvida pela secretaria no período da pandemia tem sido a distribuição de kits de higiene e limpeza através dos Cras, tendo adquirido para isso 12 mil kits. Também foi estabelecida uma rotina semanal para atendimento nas ilhas, num trabalho que segue contínuo e incansável.
Destaca-se ainda mais uma importante iniciativa. A implantação, no mês de abril, da Central de Intérprete de Libras e Guia Intérprete para atendimento da comunidade Surda e Surdocegos no município.
Mais uma relevante ação de responsabilidade da secretaria tem sido a distribuição do cartão alimentação, já que muitas pessoas perderam seus empregos, ficando sem uma fonte de renda, ou tiveram que paralisar temporariamente suas atividades. Do dia 16 de março até o momento, foram distribuídos 33 mil cartões.
As equipes dos Cras também têm prestado informações e orientações aos munícipes em relação ao auxílio emergencial pago pelo Governo Federal, uma vez que alguns moradores tiveram dificuldade em realizar o procedimento necessário. Só em Angra dos Reis, 59.108 pessoas foram contempladas com o Auxílio Emergencial do Governo Federal.
- A pandemia continua e os cuidados e zelo com a população também. Nossas equipes estão à disposição da nossa população que receberá toda a atenção necessária – destaca a secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania.
TELEFONES DOS CRAS E DEMAIS EQUIPAMENTOS
CRAS Centro: 3365-4310/ 3377-4603 / 99303-5332
CRAS Belém: 3368-4635 / 3377- 4685 / 99304-2439
CRAS Bracuí: 3363-1692/ 3363-1890/98148-6193
CRAS Campo Belo: 3377-7735 / 99303-7764/99909-2521
CRAS Frade: 3369-6550 / 99304-4673
CRAS Monsuaba: 3366-1094 / 99303-7477
CRAS Nova Angra: 3377-1885 / 99304-0109/ 3368-4290
CRAS Parque Mambucaba: 3362-4432 / 99304-5117
Casa do Bolsa Família: 3365-1460 / 99304-9734
Central de Intérprete de Libras e Guia Intérprete: 3365-4406 / 99304-9798
CREAS: 3365-5167 / 3365-6895