Angra cria enfermaria especial para Covid-19 na maternidade
- 25/06/2020
- Comunicação
Objetivo é evitar a contaminação entre gestantes, puérperas e recém-nascidos
Para transformar a Santa Casa no Centro de Referência Covid-19, foi necessária a transferência da Maternidade Codrato de Vilhena para o Hospital Municipal da Japuíba (HMJ). O setor, que realiza em média 10 partos diariamente, agora dispõe de uma enfermaria especial para isolar pacientes infectados por Covid-19.
- O espaço estava em desuso. Fizemos uma obra de adequação e revitalização e hoje dispomos de quatro leitos exclusivos para pacientes Covid-19. Essa ação foi possível por conta da parceria entre o HMJ, por meio do diretor e da superintendente, a Maternidade e a Secretaria de Saúde – informa a coordenadora da maternidade, acrescentando que, de acordo com a necessidade, o número de leitos pode ser ampliado para seis.
Ainda de acordo com a coordenadora, o objetivo da enfermaria não é isolar os pacientes pelas complicações da doença, mas para evitar contaminação entre gestantes, puérperas e recém-nascidos.
- No espaço há EPI’s e cuidados necessários de higienização para o atendimento dos pacientes de pré-parto, pós-parto e recém-nascidos. É preciso destacar também que fazemos na maternidade a testagem de todos os pacientes internados, mesmo que assintomáticos, tomando todos os cuidados necessários – explica a médica, agradecendo a atenção especial do secretário de Saúde com a maternidade.