Capsi cria estratégia de atendimento durante a pandemia
- 14/04/2020
- Comunicação
Em tempos de coronavírus, ação inclui tele-consultas e produção de um canal de vídeos no Youtube
Sendo o distanciamento social uma das principais orientações de prevenção da Organização Mundial da Saúde (OMS) em relação ao coronavírus, a rotina do Centro de Atenção Psicossocial Infantil de Angra (Capsi) também sofreu alterações, o que motivou uma nova estratégia de atendimento por parte do serviço.
Levando em consideração de que a lógica do atendimento em Capsi é baseada em oficinas terapêuticas de livre expressão e na produção da subjetividade, a partir do Projeto Terapêutico Singular de cada usuário dentro de um grupo, o período de distanciamento social acaba sendo ainda mais difícil às crianças, adolescentes e familiares do Capsi.
Com o objetivo de minimizar esse problema e também visando não perder o vínculo que o serviço e os técnicos possuem com usuários e familiares, a equipe multidisciplinar do Capsi montou uma estratégia diferenciada de atendimento, que vai oferecer diferentes ações como, inclusive, um canal de vídeos informativos no Youtube, que foi lançado hoje, 14 de abril.
– Haverá uma perda, de qualquer forma, porque o atendimento presencial, principalmente em saúde mental, é absolutamente necessário. Ainda assim, estamos tentando minimizar esse distanciamento, mesmo que virtualmente, marcando presença e mantendo o vínculo e a confiança entre os familiares e pacientes e os profissionais. Queremos que os pacientes se sintam seguros e, por isso mesmo, tivemos ideias como a dos vídeos, para que exista essa sensação também visual de presença – explica a assistente do Capsi.
CAPSI – AÇÕES PARA A NOVA ESTRATÉGIA DE ATENDIMENTO
Contato telefônico – Ligações semanais aos usuários e familiares, prioritariamente, realizadas pelo técnico com maior referência com a criança, adolescente ou familiar. Por meio desses contatos, os técnicos atualizam dados clínicos, condições sociais e psicológicas e clínicos do usuário e de sua família.
Tele-consultas – Pela Portaria nº467, de 20 de março de 2020, que dispõe em caráter excepcional e temporário, sobre as ações de Telemedicina, com o objetivo de regulamentar e operacionalizar as medidas de enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional previstas no art. 3º da Lei nº 13.979, de 6 fevereiro de 2020, decorrente da pandemia de COVID-19, nossos usuários estão sendo atendidos por tele-consultas pelo Dr. Stephan Malta. As receitas digitais estão sendo emitidas e enviadas aos responsáveis.
Entrega domiciliar de medicação – Em caso de grande dificuldade do responsável em sair de casa para pegar a medicação nas farmácias da rede pública, a equipe está tentando viabilizar a entrega em casa.
Canal de vídeos no Youtube – Foi lançado nesta terça-feira (14) o canal Capsi na Sua Casa, no Youtube. A ideia é publicar vídeos feitos pelos profissionais do Capsi. São informações sobre os atendimentos neste período de distanciamento social, além de dicas para enfrentar o confinamento com receitas culinárias e brincadeiras. O mais importante não é a publicação de algo inédito, mas proporcionar familiaridade a partir do reconhecimento dos técnicos nos vídeos.
Atendimento na unidade – A unidade permanece funcionando de segunda a sexta, das 8h às 18h, com atendimento ao público, das 9h às 16h, presencial ou pelo telefone (3365-5647) – a ida à unidade deve ser realizada apenas quando indispensável e somente por uma pessoa da família, já que também não é indicado levar a criança ou o adolescente sem orientação prévia.